Trabalho Gestao de Pessoas Conteudo
Em uma organização encontramos indivíduos com características distintas, seja por sua cultura regional, valores, religião ou conhecimento. Um bom líder deve saber aceitar que cada indivíduo é único. É de suma importância saber identificar o talento de cada liderado, para que este seja melhor aproveitado, realizando tarefas adequadas as suas características, obtendo resultados positivos e assim estar motivado.
As diferenças entre os indivíduos e as gerações distintas podem causar conflitos dentro da organização, cabe ao líder com base na inteligência emocional, controlar a emoção dos seus liderados e buscar a melhor solução para estes conflitos.
2.Aspectos Culturais nas Organizações
A cultura pode ser denominada como um conjunto de símbolos distintos e pertencentes a uma identidade sócio cultural, ou seja, sistema de valores, formas de comportamento e níveis de comunicação, aprendidos, inter-relacionados e repassados aos indivíduos de uma sociedade, os quais possuem uma significância a fim de fornecer orientações ao convívio e adaptação ao ambiente de acordo com os hábitos e costumes compartilhados entre si.
As culturas diferem entre si, seja por características históricas, econômicas ou geográficas. Tudo que se faz, o que se come, o modo de vida, os conceitos e padrões de certo ou errado, os deveres e poderes de hierarquia e igualdade, todos esses aspectos entre outros são diretamente influenciados por traços culturais.
No nosso local de trabalho é cada vez mais frequente a mistura de culturas e etnias. Fato este muito positivo, já que essa diversificação proporciona, muitas vezes, novas ideias e novas dinâmicas à empresa. Diferentes ideias podem gerar conflitos, mas gerenciadas de maneira sábia, podem trazer melhores resultados e crescimento para a organização.
Por conta disso, as organizações vêm buscando o entendimento e a valorização das diferentes culturas, não há certo ou errado. Os lideres de sucesso devem saber extrair o ponto forte de cada