Trabalho Gest O De Custos
Vitor Lopes Lacerda
Gestão de Custos
Belo Horizonte
2015
Sumário
1.1 Conceito 3
1.2 Importância 4
1.3 Uso e aplicação nas empresas 4
1.4 Referências 5
1.1 Conceito
Diante de um mercado globalizado, onde a competitividade e concorrência são extremamente acirradas, com clientes cada vez mais exigentes e a grande diversidade de produtos oferecidos, as empresas passaram a buscar alternativas estratégicas, deixando de lado o modelo de gestão até então adotado.
Esta visão estratégica está relacionada com a contabilidade, que visa o fornecimento de informações precisas e relevantes à gestão. Dentro desse contexto, surge então a Gestão Estratégica de Custos (GEC), que fez com que os sistemas de custeio fossem repensados, afim de dar ênfase na determinação dos custos e na sua definição como elemento estratégico.
Inicialmente as empresas preocupavam-se em apenas medir custos, porém descobriu-se que o seu simples apuramento não seria suficiente, pois havia a necessidade de informações mais precisas para a tomada de decisão.
Para que uma empresa tenha sucesso no mercado, os seus custos devem estar alinhados com os das empresas concorrentes. A discrepância de custos só poderia ser justificada quando os produtos e serviços das entidades são diferenciados.
A Gestão Estratégica de Custos tem duas finalidades básicas: apoiar a direção financeira e obter vantagens competitivas a curto e longo prazo. Para Leite (2000), a GEC visa a redução de custos e a melhoria da posição competitiva, assumindo uma nova postura em relação à gestão tradicional de custos. A origem do conceito de GEC resulta da reunião e conjugação de três fatores: análise da cadeia de valor; análise da posição estratégica e análise dos cost drivers (direcionadores de custo).
1.2 Importância
Pode-se dizer que os gestores reconhecem a importância do gerenciamento dos custos para que a empresa seja mais competitiva. Na