Trabalho Gest o de Custo Tributos e Forma o de Pre os
Escola Técnica “Professor Jairo Grossi”
Curso Técnico em Comércio
Trabalho De Tributos
E
Formação De Preços
Disciplina: Gestão De Custo
Professor (a):
Alunos:
Março 2014
Tributos e Formação de Preços
Os tributos afetam as empresas das mais diversas formas, variando de acordo com o setor em que atua e com seu porte. Por isso, é importante que o empreendedor conheça sobre o seu impacto antes mesmo de abrir um negócio.
É preciso considerar, na formação dos preços e na projeção da margem de lucro, especialmente, o peso dos tributos incidentes sobre as receitas de venda de produtos e serviços exemplos: (IPI, ICMS, ISS, PIS/COFINS e contribuições previdenciárias), As importações de bens, serviços e tecnologia (Imposto de Importação, IPI, PIS/COFINS, CIDE, ICMS e ISS), a folha de salários (contribuições previdenciárias), o patrimônio (ITR, IPTU e IPVA), o exercício de certas atividades reguladas (ex: taxa da Anatel, FUST, FUNTEL) e, finalmente, o lucro (IRPJ e CSL).
Na avaliação da sua carga tributária, o empreendedor deve considerar, ainda, que ela pode variar em função do local em que a empresa for instalada (em razão de incentivos regionais).
O governo intervém na formação de preços de mercado, a nível micro econômico, e quando fixa impostos e subsídios, estabelecem critérios de reajustes do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas decreta tabelamentos ou ainda congelamento de preços e salários. : É sabido que quem recolhe a totalidade do tributo é a empresa, mas isso não quer dizer que é ela quem efetivamente paga. Assim, saber sobre quem recai efetivamente o ônus do tributo é uma questão da maior importância na análise dos mercados.
Os tributos se dividem em impostos, taxas e contribuições de melhoria. Os impostos dividem-se em:
Impostos Diretos: Impostos incidentes sobre a renda ou a propriedade. Exemplo: Imposto de Renda, IPTU, IPVA.
Impostos Indiretos: impostos incidentes sobre o