Trabalho Gest O Ambiental
Gestão Ambiental na
Empresa
A mudança no Ambiente dos Negócios
Eunápolis/BA
2015
Alunos: Josenilton Silva dos Santos Júnior, Iago Barbosa de Souza.
Professor: Admir
Disciplina: Gestão Ambiental
Período: 8° semestre
Curso: Administração
Fonte(s): Denis Donaire (Gestão Ambiental na Empresa) pgs. 13-26
A empresa como instituição sociopolítica
De uns tempos pra cá, o ambiente de atuação das organizações estão passando gradativamente por grandes mudanças. Antes, as empresas eram vistas como instituições econômicas que visavam solucionar problemas econômicos, ou seja, só se preocupavam com o desenvolvimento e vendas de seus produtos e serviços. Devido às alterações no ambiente em que estas operam, foi preciso desempenhar novos papéis.
Uma quantidade crescente de atenção, por parte das organizações, tem-se voltado para preocupações de caráter político-social, tais como proteção ao consumidor, controle da poluição, segurança e qualidade de produção, assistência médica e social, defesa de grupos minoritários, etc. Tem ocorrido uma proliferação de novas pressões por parte da sociedade que resultam em novas leis e regulamentações que acabam, de certa forma, provocando mudanças nas regras do jogo. Essas mudanças afetam de forma intensa o ambiente social e político em que a empresa atua. Estas modificações tem influenciado a habilidade das organizações de desenvolverem sua missão econômica, pelo fato de provocarem maior instabilidade e turbulência no ambiente em que as empresas operaram.
Na visão tradicional da empresa como instituição apenas econômica, sua responsabilidade consubstancia-se na busca da maximização dos lucros e na minimização dos custos e pouco além disso.
A visão moderna da empresa em relação a seu ambiente é muito mais complexa, pois ela é vista como uma instituição sociopolítica. A linha de demarcação entre empresa e seu ambiente é vaga e ambígua. Essa visão é o resultado de uma mudança de enfoque que está ocorrendo