Trabalho de Gest o Ambiental
Pesquisa Técnica
Disciplina: Gestão Ambiental
Professor: Paulo Simões
1. Lavadores de Gases;
Um lavador de gases é um equipamento projetado para purificar uma nuvem de gases antes que esta nuvem de vapor seja liberada no meio ambiente. Neste equipamento industrial, os poluentes são removidos, permitindo a ventilação de compostos inofensivos, enquanto os perigosos são retidos e eliminados de forma adequada. Esses tipos de purificadores e lavadores de gases têm seu uso obrigatório por lei em situações nas quais as pessoas trabalhem com gases potencialmente poluidores, considerando que há vários modelos de equipamentos lavadores e purificadores de gases disponíveis no mercado para diversas aplicações.
Um tipo de lavador de gás ou purificador de gás funciona da seguinte forma: um líquido, geralmente água, é introduzido na pilha de ventilação. O líquido é comumente aplicado em aerossol. As partículas de gás ficam armazenadas e reagem com outros compostos, que levam as partículas para o fundo da pilha. É comum ver uma nuvem visível quando um lavador de gases é usado, conforme a umidade vai sendo criada.
Em um purificador de gás seco, um composto é introduzido na forma de um gás ou pó. O composto adere-se a certas moléculas nos gases de escape, aprisionando-os para que eles não podem ser liberados ao ar. Este modelo de purificador de gás seco é projetado para ficar imerso ou ser transportado através de aberturas controladas, purificando os gases à medida que sobem através da abertura.
Os sistemas de purificação de gases geralmente precisam ser projetados para aplicações específicas, tendo em mente os tipos de poluentes envolvidos e o volume de produção. O purificador deve ser projetado para lidar com picos de carga sem falhar, como um desligamento da pilha, por exemplo, o que pode ser extremamente caro e, em alguns casos, perigoso. Os modelos de purificadores também muitas vezes são equipados com filtros e outros