trabalho geografia Zonas Industriais do mundo desenvolvido
1. O que é industria?
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.
2. Zonas industriais do mundo desenvolvido
2.1. Algumas considerações.
As indústrias não se instalam em um lugar (país, estado ou município) de forma despretensiosa, pois todas as medidas e decisões são tomadas a partir de uma profunda análise com a finalidade de obter maiores informações acerca da viabilidade econômica de um determinado espaço.
Diante desse contexto são observados diversos fatores para a criação e implantação de uma indústria, dentre os principais estão:
• Capitais: dão subsídio para a construção da edificação, para obter a área, aquisição de equipamentos e máquinas e todos os recursos necessários para o início da produção.
• Energia: é indispensável à utilização de energia para mover as máquinas e equipamentos, ao escolher um local para instalação de um empreendimento é preciso verificar qual fonte enérgica está disponível e a quantidade oferecida.
• Mão-de-obra: as indústrias geralmente se encontram estabelecidas em grandes centros urbanos que aglomeram um grande contingente populacional, pois quanto maior a oferta de proletários menores são os salários pagos (lei da oferta e da procura) e existência de trabalhadores com qualificação profissional.
• Matéria-prima: a partir dessa