Introdução a engenharia
Manaus-Am
Março-2012
Vanessa Vasconcelos da Silva
Introdução a Engenharia: A Terceira Revolução Industrial e a Zona Franca de Manaus | |
Trabalho de aproveitamento solicitado pelo Professor: Geraldo, da disciplina: Introdução a Engenharia da turma: Eng012 para obtenção de nota parcial do 1º Bimestre, da Universidade Nilton Lins.
Manaus-Am
Março-2012
Introdução
A Terceira Revolução Industrial surgiu depois da Segunda Guerra Mundial e foi denominada pelo seu avanço tecnológico e científico através da aceleração do progresso técnico, isto é, a intensificação do uso de conhecimentos científicos e tecnológicos (microeletrônica, robótica, informática, etc.) assim aumentando o desenvolvimento das empresas. Essas mudanças tiveram grandes repercussões em todos os setores – política, econômica, social e cultural- da organização dos países. Ela se difere das outras revoluções por promover uma elevação da produtividade do trabalho nos setores da economia (industrial e de serviços). Outra característica é a descentralização da produção, o aumento de empresas terceirizadas, aumentando o número de trabalhadores sem garantias e direitos sociais, contribuindo para o aumento do desemprego.
Em Manaus foi criada a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM) criada em 1967 com a finalidade de criar uma base econômica na Amazônia Ocidental e promover a integração socioeconômica da região ao restante do País, como forma de diminuir as disparidades e de garantir a soberania nacional sobre as suas fronteiras territoriais e com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando