trabalho fungos
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
BIOLOGIA
FUNGOS – REINO FUNGI
Turma: 1112
Alunos: Amanda Carolina Möller
Ana Paula de Oliveira
Professor: Amaury Silva Júnior
Novo Hamburgo, 10 de dezembro de 2012.
I. CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os fungos são organismos eucarióticos, heterotróficos e, em sua maioria, multicelulares. São organismos que incorporam seus alimentos por absorção onde as células dos seus corpos liberam enzimas que digerem a matéria orgânica presente no organismo, possibilitando sua absorção.
II. ESTRUTURA/FISIOLOGIA
O corpo dos fungos é formado por hifas, cujo conjunto se chama micélio. Nos grupos de fungos mais simples essas hifas são denominadas hifas cenocíticas que possuem centenas de núcleos em uma única massa citoplasmática. Já nos grupos mais complexos dos fungos as suas hifas apresentam septos, denominando-as hifas septadas, que definem células individuais contendo um ou dois núcleos. Alguns fungos possuem hifas aéreas, também chamadas de corpos de frutificação, que correspondem à parte visível acima do solo, também responsável pela reprodução dos mesmos.
A parede celular dos fungos é composta de quitina, um polissacarídeo nitrogenado também encontrado nas células do reino animal.
III. NUTRIÇÃO
Os fungos têm nutrição sapróbia, ou seja, heterotrófica, onde a maioria da sua espécie vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de seres vivos. Nesse processo, as hifas liberam enzimas digestivas, que absorvem a matéria orgânica em contato com a mesma; trata-se, portanto, de uma digestão extracorpórea. Há espécies de fungos que são parasitas, ou seja, vivem às custas de animais ou plantas vivas. As parasitas podem viver harmoniosamente trocando benefícios com seus hospedeiros ou não. O glicídio usado como reserva energética dos fungos é o glicogênio.
IV. REPRODUÇÃO
1. SEXUADA, ASSEXUADA E CICLOS DE REPRODUÇÃO
A reprodução dos fungos pode ser assexuada ou sexuada. As formas de reprodução