Trabalho fundamentos da musica
Polo Universitário de Rio das Ostras
PRODUÇÃO CULTURAL
Aluna
Nívea Pereira Ribeiro Nº115062027
Universidade Federal Fluminense – Polo Universitário de Rio das Ostras
Disciplina: Fundamentos da Música
Professor: André Cotta
Nome: Nívea Pereira Ribeiro
Matrícula:
MORAES, J. Jota. O que é música. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1983 (Coleção primeiros passos, v.80)
A obra aborda a música na sociedade. Utiliza-se de fontes próprias e secundárias acumuladas por meio de livros e depoimentos de músicos e críticos. O autor descreve em linhas gerais todo o processo musical; como se faz a música, como a mesma influencia, como é percebida e como é absorvida pelo ouvinte.
J. Jota de Moraes apresenta a música de forma exemplificada, para leigos. Para que os mesmos possam entender de uma forma mais simples, para que possam obter fácil entendimento. Dessa forma citou as etapas para se fazer uma música e ressaltou a importância do ouvinte.
Explica que a música está ligada a todas as artes e que cada pessoa absorve a música de um jeito particular. E que cada cultura tem uma forma de se expressar musicalmente.
MORAES, J. Jota. “E por que não?”. In: O que é música. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1983 (Coleção primeiros passos, v.80) p.07 – 11
Neste capítulo o autor comenta que a música está presente em todas as artes, que pode ser percebida em vários lugares e que músico não é aquele que compõe, mas também que aprecia.
“Assim, posso ver música nos poemas de Haroldo de Campos, nas pinturas de Alfredo Volpi, no teatro ácido de Oswald de Andrade ou nas barrocas óperas assinadas por Glauber Rocha e etiquetadas, por simples conforto, de cinema” (p. 08)
“E mais: é músico aquele que ouve ativamente, criativamente, pois nem sempre colocar um disco no aparelho e sentar-se para ouvir o dado escolhido significa alienação” (p. 09)
MORAES, J. Jota. “A Música Relativa”. In: O que é música. 2 ed. São Paulo: