Trabalho freud
TIPOS DE RADIAÇÕES * RADIAÇÃO NATURAL – É ENCONTRADA EM ÁTOMOS RECOLHIDOS DA NATUREZA. * RADIAÇÃO ARTIFICIAL – É ENCONTRADA EM ÁTOMOS PREPARADOS ARTIFICIALMENTE.
ALFA
* Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. BETA * As partículas beta são elétrons em alta velocidade emitidos por certos átomos radioativos. Os elétrons negativos formam-se pela desintegração de um nêutron. Os elétrons positivos formam-se pela desintegração de um próton. A partícula beta é arremessada no instante em que se forma.
GAMA
* Os Raios Gama não têm carga elétrica. São semelhantes ao raio-X, tem um comprimento de onda mais curto e se propagam com a velocidade da luz. São muito mais penetrantes do que as partículas alfa e beta, possuem energia eletromagnética. São liberados quando um núcleo, após uma desintegração radioativa, fica num estado de alta energia.
RAIO X * É uma emissão eletromagnética que tem uma natureza semelhante a da luz visível, isso ocorre quando os elétrons são acelerados acima de certa velocidade, e chocam-se contra obstáculos, a energia cinética é liberada como raio x. Pode ser definido, como um raio que consegue atravessar corpos opacos ( não permitindo a passagem de luz visível).
EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO * São as consequências posteriores à exposição de radiações.
MECANISMOS DOS EFEITOS BIOLÓGICOS * AÇÃO DIRETA: A radiação choca-se e age diretamente sobre moléculas biológicas, como DNA, proteínas, lipídeos e outras. O choque resulta em inativação de enzimas, quebra de ligações, formação de radicais complexos, etc., que impedem o funcionamento natural dessas moléculas. Resultando em danos para o sistema