Princípios e conceitos da qualidade
Qualidade e sua conceituação
Segundo Juran qualidade é:
A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produto que respondem às necessidades dos clientes e (2) ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é "adequação ao uso".
Segundo Peter Senge:
“As boas técnicas gerenciais são duradouras. O controle da qualidade, por exemplo, foi tratado aqui como modismo, mas fez parte da filosofia empresarial japonesa durante décadas. É por isso que eles riem de nós.”
Estratégia de Melhoria da Qualidade ... Uma estratégia para satisfazer os requisitos dos clientes externos e internos da organização, assim como dos outros interessados (governo, órgãos financiadores e comunidade), com a principal preocupação de melhorar o desempenho dos processos, a um custo adequado e com uma preocupação com a ética, a qualidade de vida e o meio ambiente. Implica liderança por parte dos gestores, o envolvimento das pessoas de todos os níveis hierárquicos e um esforço conjunto e integrado de melhoria contínua e inovação de seus processos, produtos e serviços, sustentados e motivados por uma cultura apropriada e profundamente enraizada para esse propósito.
Princípios
“(...) Filos. Proposições diretoras de uma ciência, às quais todo o desenvolvimento posterior dessa ciência deve estar subordinado.”
Dicionário do Aurélio
FUNDAMENTOS: PRINCÍPIOS DA QUALIDADE
1. Satisfação dos Clientes
2. Envolvimento de Todos
3. Gestão Participativa
4. Gerência de Processos
5. Valorização das Pessoas
6. Constância de Propósitos
7. Melhoria Contínua
8. Gestão Pró-Ativa
Satisfação dos Clientes
• Atenção prioritária ao cliente, o usuário do serviço;
• Foco nos interessados no desempenho da organização;
• Pesquisar as necessidades, expectativas e requisitos dos interessados;
• Estabelecimento de um processo sistemático e permanente de troca de informações e mútuo aprendizado