relação entre esporte saúde doping e qualidade de vida
O uso de drogas ilícitas é prejudiciais à saúde parapotencializar os efeitos do treinamento esportivo é denominado doping. Mais do que a exceção ou um problema externo ao esporte, o doping é hoje parte não só da engrenagemesportiva de alto rendimento, mas também de programas de desenvolvimento da estética corporal em muitas academias de ginástica.
A maioria dos atletas profissionais eamadores que utilizam drogas ilícitas ou não tem conhecimento dos efeitos colaterais que essas substâncias provocam no organismo ou colocam as conquistas estéticas, asvitórias, as medalhas e os prêmios em dinheiro acima de qualquer outro valor como a saúde e a ética. Preferem se arriscar e adoecer a correr o risco de não vencer umacompetição esportiva ou um desafio. Não há como negar o estreito vínculo entre o doping, o sistema econômico esportivo e o conceito de corpo ideal.
Associado à Saúde está oconceito de Qualidade de Vida, definido como a condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais (modificáveis ou não) quecaracterizam as condições em que vive o ser humano. Para se definir como boa qualidade de vida, deve-se levar em consideração a satisfação das necessidades básicas desobrevivência: alimentação, vestuário, trabalho, moradia e relações sociais e afetivas (as quais, no mundo capitalista de hoje, sempre se subordinam à outra: a econômica)
O tipo de relação entre esporte, saúde e qualidade de vida depende, por exemplo, dos princípios e valores que sustentam a prática de esporte, que pode ser orientadapela cooperação ou pela competição, pela ludicidade ou pelo rendimento, pelo prazer ou pela obrigação.
O uso de drogas ilícitas é prejudiciais à saúde