Trabalho Fraternidade
Antigamente a docência era uma profissão que trazia consigo certo status, geralmente o professor era uma pessoa muito respeitada e detinha grande valor intelectual, nos dias atuais a situação é bem diferente: baixa remuneração, péssimas condições de trabalho e falta de reconhecimento da profissão, são alguns dos motivos pelos quais ser professor tem se tornado cada vez menos atrativo. A cada ano diminui a quantidade de estudantes que ingressam nas licenciaturas, e aumentam o numero de profissionais que abandonam a carreira docente. Infelizmente nossos governantes continuam a pensar na formação e salário dos professores como uma despesa e não como um investimento. Mas, se tomarmos como exemplo países que deram a volta na crise, como o Japão, todos eles tiveram a mesma decisão: investiram na formação de professores, nos programas curriculares, nos sistemas de avaliação e na valorização extrema dos profissionais.
O papel do professor vem mudando, mas não deixa de ser essencial na sociedade. Segundo o estudioso Henry A. Giroux o professor tem o papel de ser um intelectual transformador, isso significa ser alguém que, além de formação tenha vocação, alguém que leciona pelo prazer de formar cidadãos. O professor deve reconhecer que todo aluno tem as suas particularidades e procurar conhecer todas bem de perto, para saber qual método se adequa melhor a cada criança. O docente também tem a responsabilidade de orientar e encorajar o estudante nos aspectos políticos e sociais, dando-o voz ativa, levando-o a participar de projetos que envolvam a comunidade, argumentando em prol de um mundo melhor para todos e, criando assim cidadãos que sejam ativos na sociedade, saibam se posicionar e tenham senso crítico.
4. Qual é a ligação entre religião e sociedade?
Desde os primórdios a religião e a sociedade sempre estiveram ligadas e a igreja sempre ocupou um papel essencial na vida dos cidadãos, muitas vezes ela era