trabalho fisica
IMPERATRIZ-MA
2011
Força Elástica
Resumo
Este experimento possibilita o estudo detalhado de um sistema mola-patícula. O conceito de força conservativa não constante depende da posição. Analisado sistemas de molas em percebe-se ao desenvolver do experimento que o comprimento da variação das molas segue a lei de Hooke.E as constantes de proporcionalidades entre as forças exercida pelas molas e o deslocamento que a mola sofre são determinadas nas associações em série e paralelo.
I. INTRODUÇÂO
Força elástica aparece quando há uma mola ou um elástico. É mais comum aparecerem molas, pois se pode comprimir e esticar, enquanto o elástico só se pode esticar, mas as fórmulas e a teoria se aplicam a ambos. Uma mola tem uma forma, e quando está em repouso, sem nenhuma força sobre ela, ela está no seu estado fundamental. Ao se aplicar uma força, como puxar a mola, esta distorce aumentando ou diminuindo de tamanho, dependendo do sentido da força. Quanto mais se varia o comprimento da mola, maior é a força exercida pela mola.
Para a maioria das molas, observa-se, por aproximação, que a intensidade desta força varia linearmente coma distância que amola é distendida ou comprimida em relação ao seu comprimento relaxado. A mola tende a retornar ao seu estado fundamental, então realiza uma força elástica para retornar ao tamanho original.
II. TEORIA
Para compreender força elástica basta entender uma coisa, cada mola tem um coeficiente de restituição a constante elástica(k), que depende do material de que a mola é feita e de suas dimensões sendo constante independente do grau de distorção da mola.
No caso unidimensional, pode-se escrever a componente da força exercida pela mola sobre o corpo acoplado a ela como: (1)
Que se conhece como lei de Hooke. A constante elástica