Filosofia
Em alguma ocasiões pode significar uma atividade solitária e que precisar ser proferida para ser compartilhada, com em “Em que você está pensando ?”
Ou, podemos dizer “Você pensa que não sei o que você está pensando?”. Nessa caso damos a entender que dispomos de sinais que nos permitem “ver” o pensamento de alguém.
Em frase como “Por mais que pense nisso, não consigo acreditar” o termo pensar significa preocupação ou dúvida. Entre muitos exemplos
2- Explique por que o pensamento vai mais longe do que a inteligência?
Por que para ser inteligente você tem que pensar. O pensamento é algo muito natural que qualquer ser humano pode ter e não existe inteligência sem pensamento. Uma pessoa sem pensamento não tem inteligência, por isso que o pensamento vai mais longe que ela.
3- Qual é a relação entre inteligência, linguagem e pensamento?
A linguagem é vista como necessária, mas não suficiente para explicar o pensamento, a construção das operações lógicas. Sem ela, sem um sistema conceitual, seria impossível interligar as diferentes experiências e formar um corpo organizado de conhecimentos. O pensamento verbal, por sua abstração e mobilidade permite este relacionamento, permite a consideração simultânea de várias situações. Sem este recurso, cada experiência seria apenas mais uma; teríamos uma sucessão delas, mas cada uma ‘desligada’ da outra, tal como um conjunto de ‘flashs’ descontínuos.
4- Qual a diferença entre inteligência, hábito e instinto?
A Inteligência é especializada em resolver problemas e ampliar o poder de entendimento. Ou seja, ela só é colocada em atividade quando temos que enfrentar circunstâncias novas, circunstâncias que nos ofereçam algum problema.
O Hábito é o costume ou decisão automática que adquirimos pela repetição frequente de um ato. Portanto, as ações que praticamos repetidas vezes tornam-se automáticas, tornam-se hábitos.
Os Instintos