Trabalho fisica maquinas simples
LEMUEL MARÇAL RIBEIRO DE OLIVEIRA
TRABALHO DE FÍSICA 3-MÁQUINAS SIMPLES
UBERABA
2013
LEMUEL MARÇAL RIBEIRO DE OLIVEIRA
MÁQUINAS SIMPLES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências para a conclusão da disciplina de Física 3 do 4º período do curso de Engenharia Química.
Orientador: Dedé
UBERABA
2013
Introdução
Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.
Desenvolvimento
Polias
Numa polia fixa como a da figura abaixo, a força realizada F para levar um peso P, supondo que a polia esteja sem atrito, é exatamente igual em modulo, se a corda estiver tangenciando a roldana.
O trabalho realizado para elevar o objeto de uma certa distância d é , que é exatamente o trabalho realizado pela força peso. Nesta nova posição, o objeto ganha energia potencial.
Se for usada uma polia móvel juntamente com outra fixa, como mostra a figura abaixo, a força necessária será a metade, mas o deslocamento da mao sera o dobro do deslocamento da massa M. A velocidade de elevação da massa será a metade da obtida no caso anterior.
Pode-se associar três, quatro ou mais polias para se obter situações adequadas a algum caso especifico.
Se a polia tiver um diâmetro pequeno ou grande, isso afetara o torque mas não a força envolvida, Fica mais fácil.
Plano inclinado
Supondo que o atrito seja desprezível num plano inclinado, basta um impulso inicial