Plano inclinado e Máquinas Simples
Desde os primórdios da vida humana sobre a Terra, o ser humano demonstrou a necessidade de utilizar ferramentas e utensílios à fim de facilitar a realização de determinadas atividades. Existem provas físicas do uso dessas ferramentas durante a Pré-História.
No período Paleolítico, o ser humano utilizava utensílios feitos de pedra lascada à fim de facilitar atividades como a caça; no período Neolítico fazia-se o uso de utensílios feitos através de pedras polidas; e na Idade dos Metais, o homem passou a utilizar os primeiros utensílios e ferramentas feitos de metal.
Historicamente, o homem sempre buscou formas de facilitar o seu trabalho, de forma a realizar atividades cada vez mais rapidamente e exercendo menos esforço. Com a evolução da espécie humana ao longo do tempo, essas máquinas e utensílios foram foram ficando mais complexas. Assim surgiram as primeiras máquinas simples.
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. As máquinas simples são consideradas fundamentais porque seus princípios estão presentes em todas as máquinas, ou seja, os princípios adotados nas máquinas simples são, até hoje, utilizados nas máquinas mais modernas.
Nesse trabalho, falaremos um pouco mais sobre o surgimento das máquinas simples e seus usos focando, principalmente, no plano inclinado.
MÁQUINAS SIMPLES
Máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas criadas ao longo da história (menos ou mais complexas).
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.
Comumente, o termo “máquina simples” refere-se às 7 máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:
1 – Alavanca , 2 – Cunha
3 – Engrenagem , 4 – Mola
5 – Polia