Maquinas Simples e Plano Inclinado
Esse trabalho irá falar sobre maquina simples e plano inclinado e suas características.
Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.
O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.
Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até uma certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Desenvolvimento
Maquinas
Alavancas
Numa alavanca existe a resistência, o ponto de apoio ou fulcro e a potência.
O peso representa a resistência aplicada no ponto B, o ponto O é o ponto de apoio e a força representa a potência aplicada no ponto A.
O torque da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido horário e depende do módulo da força peso e da distância OB.
O torque da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido anti-horário e depende do módulo da força e da distância AO.
Quando os dois torques forem iguais, o sistema não gira, está em equilíbrio.
F.AO = P.OB
Este tipo de alavanca existe na gangorra, nas balanças com dois braços e também é usado para levantar pesos grandes.
Outra forma de funcionamento de alavancas é mostrada