Trabalho firewall
Introdução
Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é cada vez maior, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas e conceitos de segurança eficientes. O firewall é a opção mais indicada, com ele é possível proteger a rede das páginas ofensivas e dos hackers em potencial. Firewall em português é o mesmo que parede corta-fogo, um tipo de parede, utilizada principalmente em prédios, que contém o fogo em casos de incêndio.
[pic]
O que é
Um firewal é um filtro que controla todas as comunicações que passam de uma rede a outra e em função do que sejam permite ou denega seu passo. Para permitir ou denegar uma comunicação o firewal examina o tipo de serviço ao que corresponde, como podem ser o web, o correio ou o IRC, dependendo do serviço o firewall decide se o permite ou não. O firewall também examina se a comunicação está entrando ou saindo e dependendo da sua direção pode permiti-la ou não, Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede, ou até mesmo um único computador ligado à Internet, e você possuir um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.
Os firewalls podem se apresentar sob duas formas: software e hardware. A primeira, mais comum, são programas que o usuário instala na máquina para realizar o controle das conexões, tanto as que entram, como as que saem.
Já sob a forma de hardware, temos equipamentos específicos que reforçam a segurança de uma rede. Esses geralmente são empregados em redes de grande porte, principalmente em empresas que necessitam de mais segurança a suas máquinas, uma vez que são equipamentos nem um pouco baratos. Uma versão um pouco mais simples de firewall em hardware pode ser encontrada em modems roteadores, como esses utilizados em conexões ADSL.
Como funciona
Há mais de uma forma de