Finanças
1- “METODOLOGIA PARA O ENSINO CONTABIL: O USO DE ARTIGOS TÉCNICOS”
Carlos Alberto Serra Negra (Professor e pesquisador do ICMG)
Contabilidade Vista e Rev. Belo Horizonte, v.10, n.1, p. 13-17, mar. 1999
O objetivo deste trabalho é de desenhar um roteiro teórico-prático do desafio de criar um espaço inovador no ensino universitário, principalmente para alunos do curso de Ciências Contábeis.
Os trabalhos escolares solicitados pelos professores das do curso de Ciências Contábeis apresentam quase sempre, uma falha bastante grave: é que os alunos simplesmente copiam textos de livros e revistas.
Ao vivenciarmos o processo de construção do conhecimento, principalmente no ensino universitário, é importante o processo de pesquisa por parte de alunos e professores.
A solicitação aos alunos para elaborarem textos de autoria própria favorecem, a nova abordagem didático-pedagógica da construção do conhecimento. Podemos enumerar as seguintes vantagens dessa produção:
- O aluno sente-se mais a vontade e motivado quando é ele que escolhe o tema.
- Permite ao aluno a visão interdisciplinar do conhecimento, uma vez que o caminho percorrido pela produção textual, fecha o circulo do processo de descobrir por conta própria; Pensar – Pesquisar – Ler – Analisar – Selecionar – Escrever – Pensar ...
- O produto final – o artigo, é uma concepção ímpar, acabando com os problemas gerados pelos instrumentos de “cola” e “cópia”.
Quando bem sistematizado, a estrutura metodológica de artigos técnico-científicos fornece a possibilidade de construção do conhecimento e análise de avaliação de desempenho do educando.
A construção do conhecimento a partir do próprio esforço do aluno se dá principalmente pela pesquisa. Esta por sua vez não deve ficar restrita aos meios acadêmicos, mas extrapolar-se para o meio social e profissional.
2 – A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE: LIMITES E