Trabalho finaças
Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor um pouco do Solver. O artigo assume que o leitor tem um conhecimento no mínimo adequado de matemática. por Robert Martim 414 53 2 19
Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor um pouco do Solver. O artigo assume que o leitor tem um conhecimento no mínimo adequado de matemática.
O artigo é retirado do curso sobre o Solver o qual pode ser adquirido no seguinte endereço http://shop.linhadecodigo.com.br/treinamento.asp?id=352 (via download) Ao adquirir este curso o leitor ainda ganha 30 pontos no programa TopDev da Microsoft para compras via download e 60 pontos para compras via CD. Não perca esta oportunidade!
Não farei aqui uma introdução do que é o Solver, pois isso se encontra no curso. Aqui, pretendo apenas mostrar como podemos aplicar o Solver no nosso dia-a-dia. O exemplo que darei lida com programação linear. Programação linear é usada para maximizar/minimizar diversos tipos de problemas. Concentrarei em problemas econômicos, pois está é minha área de atuação profissional, mas o exemplo pode ser adaptado para outras áreas como biologia, sociologia, química, etc.
Vejamos, por exemplo, a produção de uma fábrica de leite. Ao receber o carregamento de leite, uma fábrica (se estiver equipada) pode utilizar o leite líquido para produzir leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo, etc. Cada um destes produtos tem um preço final de mercado diferente, mas o que todos têm em comum é a matéria prima e a quantidade disponível de leite.
Além disso, temos também as restrições referentes ao tempo de produção de cada um dos produtos em relação ao número de horas que a fábrica funciona, sazonalidade, etc. Todas estas variáveis externas colocam pressão sobre o pessoal de produção e os economistas da empresa, pois eles precisam maximizar a produção de forma que o retorno seja o mais alto possível.
Programação linear nos ajuda a responder tais questões e o