Trabalho Finan As
1. TAN=EURIBOR + SPREAD
A Taxa anual nominal dos créditos (de habitação) sujeitos à Euribor, é a taxa Euribor indexante do respetivo prazo acrescentado do Spread.
A Euribor é a taxa de referência em empréstimos à habitação.
OU
A Euribor é o valor da taxa de juro de referência do mercado monetário.
O Spread é a margem que o credor (Banco) cobre como lucro e para suportar o risco que corre com o negócio.
2. Causas da Euribor descer
As taxas Euribor resultam do volume da procura e da oferta.
Sendo o resultado das taxas pelas quais os bancos trocam dinheiro entre si, as quedas mostram um aumento na confiança dos bancos entre si, oferecendo assim taxas mais baixas e baixando a média (ou seja a Euribor).
Também os juros referenciais do Banco Central Europeio influenciam as taxas Euribor. É a taxa que os bancos devem pagar no momento em que pedem dinheiro emprestado ao BCE. Tanto as taxas interbancárias como consequentemente as taxas Euribor reagem bastante forte a modificações nos juros referenciais.
Ainda por mais o crescimento económico e o nível de inflação influenciam as taxas Euribor. Tanto que as medidas do Banco Central Europeio para aumentar a circulação de dinheiro na economia europeia e a taxa de inflação negativa na zona euro têm contribuído bastante para a queda das taxas Euribor.
3. Diferença 3, 6, 12 meses
As taxas Euribor mais usadas são as de 3, 6 e 12 meses. Dependendo do produto que quer adquirir e o que procura têm todas vantagens e desvantagens diferentes.
A taxa Euribor a 3 meses é sobretudo usada por empresas que necessitam de créditos hipotecários, para planos de poupança e contas a prazo.
Com a taxa a 3 Meses a sua prestação é revista de 3 em 3 meses, o que traz tantas vantagens como desvantagens. Com o prazo de revisão reduzido há menos especulação acerca da evolução da taxa. Por ela ser revista frequentemente tende a ser mais baixa. Mas esta Vantagem também pode virar desvantagem. Se as taxas diárias subirem, a taxa do