Mariza
Características
Surgimento da leitura e da escrita na antiguidade.
Os povos diziam na antiguidade, que pessoas de poder dominavam a leitura, dizendo que quem inventou a escrita foi a leitura, um homem pintou imagens em uma caverna dizendo o significados das pinturas, descobrindo que poderia ler, a palavra representa uma escrita, ser alfabetizado era saber interpretar as pinturas e escrevendo-la, a escrita incluiu nas regras alfabéticas em uma maneira a autônoma é independente em 33 00 A. C, os sistemas de escrita foram inventados para pessoas que tivessem contato com o sistema de escrita.
Como era o processo de alfabetização na antiguidade.
Os alunos aprendiam algo escrito e depois copiavam seus próprios textos, muitos aprendiam sem ir a escola, era necessário para lidar com seus negócios, não era preciso cópias nem escritas o importante era a leitura, a escrita semítica foi ela quem facilitou o uso do sistema de escrita e seu aprendiz no alfabetizado, teve um processo de mudanças no alfabético bastava a pessoa decorar os nomes das letras e já aprendia a pronunciar.
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950.
A ênfase passou a ser dada á produção de escrita pelo aluno e não mais a leitura. O importante agora era aprender a escrever as palavras. A atividade escolar deixou de privilegiar a aprendizagem e passou a cuidar quase que exclusivamente do ensino. As famílias passavam a serem estudadas numa ordem crescente de dificuldade. Todas cartilhas que apareceram foram caracterizadas a alfabetização da escrita usando o métodos de escrita bá-bé-bí-bó-bú. Na técnica do monta e desmonta.
Como ocorre o processo de alfabetização em tempos atuais
As interferências recentes no processo de alfabetização, a prática escolar mais comum em nossas escolas ainda se apoiava na cartilha tradicional. Cada vez mais os professores estão se dedicando seriamente ao próprio objeto de