ATPS MARIZA
Passo Determinar as forças atuantes no ponto material dado na figura abaixo:
Seja o problema de engenharia exposto na figura 1, a qual mostra a articulação “O” de uma das treliças do guindaste, cujo pino atua como ancoragem das quatro barras da estrutura da treliça. Esse pino de articulação deve ser projetado para resistir aos esforços atuantes nesta junção.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre o desenvolvimento do cálculo dos esforços no pino, pode-se considerar o pino como um ponto material “O” e, portanto, as forças atuantes, desconhecidas serão determinadas, aplicando-se ao ponto “O” as condições de equilíbrio “∑Fx=0 e ∑Fy=0”. Determine todas as forças no ponto material.
DICA: Inicialmente, projeta-se cada uma das forças envolvidas, conhecida ou não, nos eixos cartesianos, expressando cada uma delas em função de seus vetores unitários i e j. Posteriormente, com o auxílio das condições de equilíbrio, é possível calcular as forças desconhecidas F1 e F2 que atuam no pino, para que o engenheiro possa então dimensiona-lo.
Solução:
Decomposição F₁:
Fx₁= F₁. cos 45º
Fy₁= F₁. sen 45º
Decomposição F₂:
Decomposição F₃:
Decomposição F₄:
Fx₄= 5KN. Cos30º Fy₄= 5KN. Sen30º
Equilibrio em X:
Então:
F₁. cos 45º + F₂. sen70º - 7KN. 4/5 + 5KN. Cos30º =0
Equilibrio em Y:
5KN. Sen30º + F₂. cos70º - F₁. sen 45º + 7KN. 3/5 = 0
F₁ = 1.98 KN
Passo 4
Converter, inicialmente, cada uma das medidas do desenho para o SI para depois efetuar o cálculo do momento. Discuta e conclua qual é o melhor procedimento. Como sugestão, compare os resultados entre efetuar todos os cálculos no FPS, fazendo a conversão do resultado final para o SI. Explique e embase sua conclusão, produza um relatório intitulado “Relatório 1: Conversão de medidas.” com no mínimo 25 linhas e entregue ao professor da disciplina na data estipulada por ele.
Cálculos pelo SI. Decomposição das forças: F2x.
Decomposição das forças: F2y