TRABALHO MARIZA
1. Preconceito em relação ao Etnocentrismo
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseado nos valores adoptados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a ouro.
Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ser menor desenvolvido tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceânia) se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, alem d não possuir diversos problemas que esse grupo “superior” possui.
ETNOCÊNTRICO é a pessoa que considera o seu grupo étnico ou cultura como o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
De forma subliminar, a maioria de nós, cristãos, acaba se deixando guiar pelo prisma do etnocentrismo, passando a considerar que a cultura cristã está acima das outras.
Quando Jesus ensinou a orarmos pra que "venha a nós o Seu reino", ele se referia à cultura dos Céus na Terra, e não à cultura judaica, evangélica, católica, ortodoxa... que muitas vezes toma rumo muito diferente da cultura celestial.
Culturas urbanas, rurais, orientais, ocidentais, jecas, nerds, folclóricas, contemporâneas, pentecostais,tradicionais, ...todas são culturas, ou seja: formas humanas de se relacionar e se comportar segundo um padrão ensinado pelas gerações antigas ou pelo convívio social propriamente dito.
É possível implantar o Reino de Deus vivendo em qualquer cultura, desde que consigamos nos enxergar como servos humildes, menores, e que estão sempre em um débito enorme de amor para com o próximo
2. A relação entre os dois Etnocentrismo e diversidade cultural é, cada povo tem a sua cultura, a cultura ocidental e diferente da oriental, a cultura ocidental se