Trabalho Finalizado Direito Postar
Resumo.................................................................... pág. 3
Mídia no Brasil..........................................................pág. 3
Caso da Copa............................................................pág. 4
Conclusão................................................................ pág. 6
Resumo
Para se iniciar um estudo sobre as mídias e a Constituição Brasileira, é necessário começar pela mesma Constituição de 1988 ,que diz que toda forma de expressão e informação deve ser livre, e nossos meios de comunicação democratizados e jamais monopólios ou oligopólios sendo que todos devem ter como foco a educação, a cultura e a informação imparcial através da mídia. Mas isso não acontece de verdade. Atualmente, menos de dez famílias concentram empresas de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação no país.
A necessidade da regulamentação da Constituição é urgente, portanto foram elaborados um projeto de lei para reajustar os artigos 5, 21, 220, 221, 222 e 223 da Constituição Federal. Esses mesmos meios de comunicação podem exercer uma força muito maior quando manipulados pelo governo e envolvidos com partidos políticos. A Copa do Mundo, da FIFA, que será sediada pelo Brasil também chamou a atenção quanto ás suas especificidades: despejos (remoções forçadas), violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, uma legislação de exceção, destruição do que era público para a construção de uma cidade privatizada orientada aos interesses das grandes empresas e corporações, etc . Somando-se essa situação caótica a uma massa de indivíduos isolados, desenraizados de suas culturas pela migração interna, desorganizados socialmente, torna-se muito limitado o campo da resistência.
A mídia no Brasil
Desde seus primórdios, a mídia (seja ela digital, impressa ou televisionada) exerce grande impacto tanto nas pessoas quanto na economia. No ranking das 200 maiores empresas não financeiras do mundo, estão nada