Trabalho final
O processo de substituição de Importação
Transformação no modelo econômico brasileiro
Até a República Velha (1989-1930), o bom desempenho das exportações determinava os rumos da economia brasileira era que na época restringiam- se a alguns poucos produtos agrícolas, em especial o café plantado na região Sudeste. A economia brasileira era, era, portanto, agroexportadora.
A primeira metade do século XX foi marcada por 3 acontecimentos, importantes, que afetaram significativamente a economia brasileira:
a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
b) A Grande Depressão (1929-1933)
c) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
No inicio do século XX, as condições do mercado internacional de café determinavam o desempenho da economia brasileira. O Brasil era à época o principal produtor de café.
A demanda de café dependia das oscilações no crescimento da economia mundial, aumentando em momentos de prosperidade econômica e reduzindo-se quando as grandes potências ocidentais entravam em crise ou em guerra. As crises internacionais tinham um efeito negativo sobre as exportações do café, criando sérias dificuldades para a economia brasileira.
Havia, nas décadas de 1920 e 1930, uma super produção de café, que pressionava os preços no mercado internacional antes mesmo da crise dos anos 1930. Na tentativa de corrigir este problema o governo desvalorizou a moeda nacional para ampliar a exportação, outra medida usada era a compra de excedentes para estocar e diminuir a oferta de café no mercado.
Em 1930, a produção nacional de café era enorme e a economia mundial entrou numa das maiores crises da história, com a queda da bolsa de Nova York (1929), ocorre um crescimento assustador dos níveis de desemprego. A depressão de 1929 só não destruiu a antiga URSS, as taxas de desemprego chegaram a 22% na Inglaterra e Bélgica, 27% nos EUA e 44% na Alemanha.
O reflexo da crise acaba atingindo o mercado internacional