TRABALHO FINAL
Percebeu-se, na década de 70, a necessidade de se criar uma nova metodologia que mapeasse os riscos ambientais dos locais de trabalho. Esse mapeamento tinha por finalidade controlar os riscos a que os funcionários estavam expostos e informar aos chefes e supervisores sobre os mesmos. E foi na Itália que essa renovação metodológica aconteceu. Esse novo mecanismo criava o hábito de, ao se inspecionar um posto de trabalho, promover também a avaliação com ênfase ao empregado, orientando-o a cooperar no processo de diagnóstico e prevenção de acidentes, tendo em vista que ninguém melhor do que ele para conhecer os produtos com os quais lida. Nesta avaliação procura-se fazer um diagnostico da maneira como os trabalhadores convivem com o meio que cerca. (Alexandre Dezem Bertozzi. 2004. Como elaborar Mapa de Riscos. Disponivel em: <http://www.ebah.co m.br/content/ABAAAAu_YAD/como-elaborar-mapa-riscos>).
Esse mapa tem como objetivos: a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; b) possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. (Cosmo Palasio de Moraes Jr. 2003. MAPA DE RISCOS. Disponivel em: <http://www.trabalhos eguro.com/NR/mapa _de_riscos.html>).
As etapas da elaboração do mapa de risco são: a) Levantamento dos dados do processo de trabalho: Numero de funcionários que trabalham no setor, sexo do entrevistado, jornada de trabalho, se já recebeu treinamento para função e se já recebeu treinamento em segurança, avaliação do ambiente de trabalho, das atividades desenvolvidas e do ambiente de trabalho; b) Identificação dos riscos existentes; c) Identificação das medidas de proteção e se elas são eficientes: EPIs, EPCs, estado de higiene e conforto dos banheiros, vestiários, bebedouros, refeitório e áreas de lazer; d) Identificação dos problemas de saúde: Queixas