trabalho final
Associação Educacional Luterana do Brasil
REPRESENTAÇÕES DA SUPERFICIE TERRESTRE
Topografia I
Profª: Brenda
Adriana Falconeri
Aline Cibelly Figueira de Albuquerque
Derick Silva de Farias
Samara Pedroso Costa
Thaita Daine dos Santos Costa
Santarém
2015
Introdução
No presente trabalho de pesquisa, serão apresentadas as diferentes representações da superfície terrestre, entre elas, a superfície de referência, modelos terrestres e o sistema de coordenadas geográficas, que possibilitara aos componentes do grupo um maior conhecimento sobre as características presentes da superfície terrestres.
Representação da Superfície Terrestre
Os Globos
O globo terrestre não é mais do que uma esfera em cuja superfície está desenhada a Terra. Os globos são a forma de representação mais fiel da Terra e representam-na na totalidade. Têm como desvantagens serem de difícil transporte e arrumação e representam a Terra de forma muito reduzida.
Os Mapas
Os mapas são representações do espaço terrestre. Os mapas apresentam as seguintes vantagens: são fáceis de arrumar, de transportar e de utilizar. Tanto podem representar a totalidade da superfície terrestre como apenas uma parte.
Superfícies de referência
Devido às irregularidades da superfície terrestre, utilizam-se modelos para a sua representação, que são as superfícies de referência. Cada modelo tem a sua aplicação, e quanto mais complexa a figura empregada para a representação da Terra, mais complexos serão os cálculos sobre esta superfície.
Modelos Terrestres
No estudo da forma e dimensão da Terra, podemos considerar quatro tipos de superfície ou modelo para a sua representação. São eles:
a) Modelo Real
Este modelo permitiria a representação da Terra tal qual ela se apresenta na realidade, ou seja, sem as deformações que os outros modelos apresentam.
No entanto, devido à irregularidade da superfície terrestre, o modelo real não dispõe, até o momento, de definições matemáticas