Trabalho Final Semi Tica
Centro de Estudos Sociais aplicados
Curso de Comunicação Social em Jornalismo/ Publicidade e Propaganda
Trabalho de concepções da charge, apresentada à Profª Rafaella Leão, da Disciplina Semiótica – para obtenção de nota para o 2º N.I.
TURMA: 4JLV1
ALUNA: Rayanne Bulhões
Wanessa Van Jooien
Ananindeua, 10 de novembro de 2014
Neste trabalho foi elaborado uma charge, desenho colorido a mão, com características de acordo com os assuntos abordados dentro de sala de aula. A partir disso, criamos elementos fictícios por onde a nossa criação iria ser veiculado. O emissor da charge seria algum jornal ou revista sócio-político. O público alvo seria o leitor deste jornal ou revista. A mensagem que o desenho nos passa seria a domesticação exacerbada de animais. O canal que seria transmitido seria o meio impresso e o contexto um passeio de uma madame com o seu cachorro dando de melhor para o cão enquanto a realidade de muitas crianças abandonadas seria as ruas comendo os restos.
Mensagem plástica
Como a charge é um desenho feito à mão, não há tantos recursos plásticos quanto uma peça publicitário feita com aparatos tecnológicos. Apesar disso, ela não tornou-se simplória. Um dos recursos adotados foram as cores. Há a presença de cores quentes e frias, tais como; amarelo, rosa, vermelho, verde, azul, marrom e laranja.
Mensagem icônica
Mensagem explícita: Na charge há a presença de uma mulher, possivelmente uma mãe, levando para passear um cachorro dentro carrinho de bebê. No canto superior esquerdo, há uma representação de um supermercado e no canto inferior direito um menino próximo a uma lata de lixo.
Mensagem implícita: O desenho representa uma mãe levando o seu ‘bebê’ para passear. Porém esse filho é um cachorro. A mulher pelas características de vestimenta, ‘pose’, ela é rica. Em outra parte da cena, no canto inferior direito, há a representação de um menino sentado procurando algo para comer. Ao passar na