Artigo Mem Rias Cache E Virtuais
AS MEMÓRIAS CACHES E VIRTUAIS
Alan Fernandes Oliveira, Shérlen Mota Fernandes .
Bacharelado em Sistemas de Informacão
IESGO – Instituto de Ensino Superior de Goiás
Formosa – GO alansistemas@hotmail.com, shm.fernandes@gmail.com
RESUMO
O trabalho sobre memórias caches e virtuais tem como finalidade apresentar e solucionar questões e dúvidas sobre o assunto e ainda apresentar de forma sucinta, conceitos e explicações sobre este assunto, mostrando a importância e o uso da memória cache nas aplicações atuais da tecnologia.
1 – O QUE SÃO MEMÓRIAS CACHE
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador. Esse problema ficou notável em 1990 quando os processadores passaram a trabalhar com freqüência acima de 25 MHz.
A Memória cache é uma memória especial de alta velocidade projetada para acelerar o processamento das instruções da memória pela CPU. A CPU pode acessar instruções e dados localizados na memória cache muito mais rapidamente do que as intruções e dados da memória principal. Por exemplo, em um típico sistema de 100 megahertz, a CPU leva 180 nanosegundos para obter informações da memória principal, e apenas 45 nanosegundos para obtê-las da memória. Portanto, quanto mais instruções e dados a CPU puder acessar diretamente da memória cache, mais rápido será seu computador.
Os tipos de memória cache são cache primária (também conhecida como Level 1 [L1] cache) e cache secundária (ou Level 2 [L2] cache).
A Memória cache também pode ser interna ou externa. A cache interna é localizada na CPU e a cache externa fica fora da CPU.
A cache primária é localizada mais próxima à CPU. Usualmente, a cache primária é dentro da CPU e a secundária é externa. Alguns modelos mais antigos de computadores pessoais têm CPUs que não têm cache interna. Neste caso, a cache externa, se existir, será