TRABALHO FINAL PARTE 3 PCP
A determinação das quantidades visa determinar a produção dos produtos nas quantidades demandadas pelo mercado. Como no entanto, usualmente, a demanda é variável e a capacidade produtiva é pouco flexível, e tanto o dimensionamento incorreto da capacidade como das quantidades produzidas pode incorrer em perdas financeiras, são necessárias sistemáticas que auxiliem a administração a tomar decisões neste quesito.
Como um primeiro esforço para elaborar uma ferramenta que auxilie na determinação das quantidades a serem produzidas, foi proposto o registro dos itens produzidos, vinculando-os ao dia da produção. Na ferramenta proposta também existe um campo para o registro da temperatura e das condições climáticas do dia, bem como outros fatores dos quais se desconfie haver influência sobre a demanda. A ferramenta elaborada pode ser visualizada na tabela:
Registro de demanda Período
JUNHO DE 2015 Dia da semana
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Cód do Produto
Produto
1
2
3
4
5
8
9
10
11
12
A partir das informações registradas no instrumento visualizado na tabela acima, propõem-se análises que permitam descobrir correlações e estabelecer padrões a serem utilizados no planejamento das quantidades a serem produzidas. Apesar da análise histórica da demanda constituir somente um dos diversos instrumentos para análise de demanda existente e tampouco garantir o comportamento da demanda no futuro, considera-se que as informações poderão ser valiosas para organização tanto para os motivos já expostos quanto para outras áreas como a financeira e de marketing.
Já na análise da capacidade de produção frente à demanda, propõe-se que seja utilizado um modelo simples que permita