Trabalho Final Geracao Com Motor Inducao
Introdução
A demanda de energia, especialmente elétrica, aumentou drasticamente nos últimos 100 anos. Portanto, torna-se importante considerar os impactos ambientais causados pela produção de energia. O uso contínuo de fontes convencionais para suprir essa crescente demanda contribui para o aquecimento global que é apontado como um dos possíveis causadores das mudanças climáticas em todo o planeta.
Uma alternativa para diminuir estes problemas é o uso de fontes de energia renováveis, oriundas do vento, da água e do sol. Pois, estas tendem a diminuir o aquecimento global, visto que a produção de energia, através destas fontes, não emite gás carbônico e não produz lixo nuclear. Dentre as fontes alternativas de energia, a eólica apresenta um elevado crescimento nos últimos anos, principalmente devido a incentivos governamentais e ao alto grau de desenvolvimento e confiabilidade desta tecnologia. Com o objetivo de incentivar a abertura do mercado para a energia eólica é necessária uma política especial que torne esta lucrativa, de modo que essa possa competir com outras plantas de geração de energia, principalmente as convencionais. Um exemplo de política governamental é o programa de incentivo ás fontes alternativas de energia (PROINFA) [1] e o programa Ventos do Sul.
Dentre geradores utilizados, será explorado o gerador de indução com dupla alimentação (GIDA), que possui a sua operação em velocidade variável. O GIDA é o gerador que mais vem sendo utilizado pela indústria, principalmente para potência acima de 1.5MW, que é a faixa de potência utilizada, atualmente, para a conexão a rede elétrica.
TECNOLOGIAS APLICADAS NA GERAÇÃO EÓLICA
Uma turbina eólica capta uma parte da energia cinética do vento que passa através da área varrida pelo rotor e a transforma em energia mecânica de rotação. O eixo do rotor acionando o gerador elétrico transforma uma parte desta energia mecânica de rotação