A Coerência Textual, Koch e Travaglia - Capítulo 5 ( Coerência e ensino)
A coerência textual Koch e Travaglia
Estudo do texto:coesão, coerência e tipologia
Prof. Luisa Helena
A coerência textual
Capitulo 5 ..................................................................................... 82 à 89
Grupo:
- Amanda Tonetto - Danilo Profírio - Estela Zavodski - Joachim Bos - Letícia Da Col - Lilian Lays
Introdução: Como o próprio nome do capítulo diz, a intenção de Coerência e ensino é analisar, discutir e compreender a importância e necessidade do posicionamento do professor dentro de sala de aula, tornando acessível, interativo e prático o ensino eficaz aos alunos dos novos tempos.
Para koch e travaglia, metodologia é postura, ideologia, metas, objetivos, fundamentos e técnicas de ensino. Ou seja, é mais engajamento do professor e sua concepção de educação e linguagem (pensamento, comunicação, interação) “do que fazer e como fazer”. Tudo é dependente do amplo conhecimento do professor: da estrutura (fonética, morfológica, sintática, semântica,textual discursiva e estilística), da variedade (dialetos e registros) e de usos. São enfim, premissas para eficiências metodológicas.
É importante saber,também, que o ensino científico da linguagem não é totalmente transferível ao aluno a não ser em graduação e ademais. Assim, o professor pode usar a coesão e coerência em sua metodologia sem explicitar a teoria para alunos do ensino médio.
O ensino da linha materna é dividido em 5 partes: - ensino da gramática; - ensino de redação; - ensino de expressão oral; - ensino da leitura; - ensino do vocabulário.
Tendo ênfase no ensino da gramática e da leitura, o que gera certa defasagem no aprendizado. Para Koch e Travaglia, a adição de estudos do texto-interativo seria a solução para o déficit de conexão do funcionamento da língua na comunicação, bem como