Motor de Indução Trifásico
Instituto de Física “Gleb Wataghin”
F 609 – Tópicos de Ensino de Física I
Motor de Indução Trifásico
Relatório Final de Atividades
Segunda versão
21/11/2006
Aluno: Luiz Eduardo Ferreira Dias Jr.
RA: 016702
Professor Orientador: Dr. Peter Alexander Schulz
Professor Coordenador: Dr. José Joaquim Lunazzi
1 Introdução
O projeto visa mostrar uma utilização extremamente importante do conceito físico de indução eletromagnética. A indução eletromagnética foi descoberta pelo físico
Michel Faraday e descreve o surgimento de uma tensão em um condutor que é atravessado por um campo magnético.
No caso do motor induzido, temos a utilização de bobinas que são percorridas por uma corrente elétrica alternada, que por sua vez geram um campo magnético dentro da mesma, sendo assim esta descrição a mesma de um eletroímã.
Desta forma um engenheiro croata de grande genialidade chamado Nicola
Tesla(1856-1943) [5], teve a idéia de criar um campo magnético girante com três bobinas fixas, separadas de 120º e alimentadas por uma corrente alternada trifásica, e defasadas de 120º também. [3]
De tal forma que se no meio destas bobinas for colocado um rotor metálico, este se orientará de acordo com este campo girante. Daí a conectar um eixo neste rotor temos a conversão de energia elétrica em mecânica.
2 Fundamentos teóricos
2.1 – Indutor e Lei de Faraday
Todo dispositivo que produz um fluxo magnético a partir de uma corrente elétrica é chamado de indutor. Basicamente precisamos ter um núcleo de material ferromagnético (para aumentar a magnitude e densidade do fluxo) e uma bobina enrolada neste material. Quando a bobina é percorrida por uma corrente de intensidade i surge um fluxo em torno do núcleo que se expande por sua vizinhança.
Um indutor é linear se o fluxo magnético é diretamente proporcional à corrente, ou seja,
Φ=Lxi
(1)
A constante de proporcionalidade L é chamada indutância, cuja unidade é em
henry