Trabalho Final de Estatistica
O presente trabalho é um estudo realizado com a classe trabalhadora das merendeiras em que utilizamos métodos estatísticos entre outras ferramentas estatísticas para a realização do mesmo.
Essa pesquisa abrange os profissionais dessa classe em exercício em escolas no município de Aperibé/RJ.
A escolha dessa classe trabalhadora foi feita para mostrar características dos profissionais dessa área que atuam nas escolas e cuidam da merenda oferecida aos alunos.
O objetivo geral desta pesquisa foi fazer um estudo da classe trabalhadora das merendeiras para saber qual o perfil dos profissionais dessa área e o que pensam a respeito de sua profissão. Dentre os objetivos específicos estão: buscar dados, por meio de questionários, que permitam obter informações referentes ao perfil desses profissionais bem como sua opinião sobre a classe trabalhadora à qual fazem parte; processar os dados obtidos bem como expô-los de forma adequada para a análise das informações; após obter, processar e expor os dados referentes à classe trabalhadora pesquisada, utilizar de ferramentas estatísticas para concluir a pesquisa; tirar conclusões a respeito da pesquisa realizada a partir das informações que foram fornecidas pela classe trabalhadora objeto de estudo; analisar os dados obtidos na pesquisa para concluir o presente trabalho.
Este trabalho foi iniciado na 3ª semana de abril com a escolha da classe trabalhadora e encerrado na 3ª semana de junho com a entrega do trabalho final.
Nesta pesquisa utilizamos a coleta de dados de forma direta através de questionários. Após a coleta de dados procedemos as demais fases do método estatístico que são crítica dos dados, apuração dos dados, apresentação dos dados e análise dos resultados.
O tipo de amostragem utilizado foi a amostragem probabilística.
Trabalhamos nessa pesquisa com variáveis qualitativas, que apresentam como resultado uma qualidade, atributo ou preferência do entrevistado e com variáveis quantitativas que