Trabalho final aee
INCLUSÃO UM DESAFIO A SER VENCIDO
Autor: Janaina Maia Francisco Turma 22
Orientador: Eliane Sperandei Lavarda
Tutor: Profª: Cristiane Missio
Ao longo da história, as instituições educacionais sempre produziram uma trajetória de práticas excludentes, pois delimitavam a escolarização como privilégio de um grupo e não de todos.A educação Especial percorreu um longo caminho de descasos, desconhecimentos, maus tratos para chegar a Inclusão Social.
No Brasil, em 2008 finalmente é regulamentada através do decreto nº 6.571, de 17/09/2008 a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, fruto de debates promovidos pela secretaria de Educação Especial SEESP/ MEC com a comunidade escolar.
A Inclusão é uma realidade, mesmo que às vezes ainda não sendo colocada em prática em toda sua íntegra como a lei ampara, caminhamos para uma nova era, onde as vivências irão aprimorar as necessidades. Acolher e preparar alunos com deficiência para que tenham condições de desenvolver-se com autonomia é um dos principais, se não for o principal objetivo da Inclusão.
Para auxiliar as escolas de Ensino Regular na questão inclusiva, foi criado um espaço exclusivo com intuito de contribuir na estruturação da tarefa destinada a Educação Especial: As Salas de Recursos Multifuncionais.
Ao assumir o papel de professora do AEE – Atendimento Educacional Especializado na Escola Municipal Edith Castro dos Santos, percebi que assumir uma Sala de Recursos Multifuncionais não é assumir compromisso só com o educando e sua família, é assumir compromisso com a escola, com a comunidade, com os professores, com os avanços na arte de ensinar. Assumir uma Sala de Recursos Multifuncionais é deparar-se com a inovação. “Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível