Trabalho Filosofia
Filosofia Geral – 2º período
Prof. Me. Marcelo A. Neves
Nome: Gabriel Novais; Karina 01 – Discorra sobre o significado e as implicações da frase: “A Filosofia é filha da cidade.”.
Alguns fatores contribuíram de forma indispensável para que a filosofia manifestasse na história da humanidade. Fatores estes do período arcaico, como a invenção da moeda e da escrita, a lei da escrita e a fundação da polis.
A escrita foi importante porque gera uma nova mentalidade. A postura de quem escreve é diferente de quem apenas fala, necessitando de uma clareza maior.
O surgimento da moeda foi outro fator importante que contribuiu para que a filosofia emergisse. Os produtos se transformaram em mercadorias, fazendo com que o processo de troca se transformasse em algo mais sistematizado, beneficiando a própria sociedade.
O nascimento da polis por sua vez foi um marco. Provocou grandes mudanças na vida social e nas relações humanas. Fez com que as pessoas discutissem e argumentassem mais. As pessoas passaram a se perguntar sobre a própria existência. Começaram a filosofar, a buscar constantemente por respostas mais concretas.
02 – Faça uma relação entre alguns elementos da cidade-estado e o trabalho do advogado (isto é, a advocacia).
Com o surgimento da cidade-estado, surgirão também relações entre clãs e crescerá as relações interpessoais, mas com a complexibilidade econômica como a entrada de estrangeiros dentro da confederação tribal, a estrutura familiar que alicerçava a aristocracia política vai se revelando também insuficiente, tornam-se impessoais liberando-se da tradição, a fim de abrangerem a diversidade social que começa a verificar-se da cidade.
A partir dos séculos VIII, VII antes de Cristo, o nómos jurídico, a tradição oral, vivificada pelo culto dos antepassados e pelo sentimento heroico, cede gradativamente lugar á lei escrita, fundada na racionalidade que a torna uma norma universal. Viegas, Sônia.