Unicode
O código Unicode é um sistema de codificação dos caracteres em 16 bits postas inventado em 1991. O sistema Unicode permite representar qualquer caracter por um código em 16 bits, independentemente de qualquer sistema de exploração ou linguagem de programação.
Agrupa assim a quase totalidade dos alfabetos existentes (árabe, arménio, cirílico, grego, hebreu, latino,...) e é compatível com o código ASCII.
ASCII
A arte ASCII é baseada justamente no uso de caracteres para criar desenhos e mensagens. Ela é bastante antiga, pois sempre foi usada nos computadores. A arte pode ser construída da maneira que o artista quiser: tanto em preto-e-branco ou colorida.
A memória do computador conserva todos os dados sob a forma numérica. Não existe um método para armazenar directamente os caracteres. Cada caracter possui por conseguinte o seu equivalente em código numérico: é o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange - traduz-se por "Código Americano Standard para a Troca de Informações"). O código ASCII básico representava os caracteres em 7 bits (quer dizer 128 caracteres possíveis, de 0 a 127).
FAT 16
O FAT16 é uma espécie de "pau pra toda obra", já que é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais e também dispositivos como câmeras, palmtops, celulares e MP3players. Ele é o sistema de arquivos usado por padrão nos cartões SD e também nos pendrives de até 2 GB. Só recentemente os cartões passaram a utilizar FAT32, com a introdução do padrão SDHC.
No sistema FAT, o HD é dividido em clusters, que são a menor parcela do HD vista pelo sistema operacional. Cada cluster possui um endereço único, que permite ao sistema localizar os arquivos armazenados. Um grande arquivo pode ser dividido em vários clusters, mas não é possível que dois arquivos pequenos sejam gravados dentro do mesmo cluster. Cada cluster pode ser composto por de 1 a 64 setores (ou seja, de 512 bytes a 32 KB), de acordo com o tamanho da partição.
A principal limitação