Trabalho Filosofia
Assédio moral
a) Conceito: o assédio moral pode ser conceituado como ato contínuo e ostensivo de perseguição a vitima, com o intuito de humilhá-la, desqualificá-la e desmoralizá-la perante o grupo de trabalho. Esse conjunto de ações é feita por um ou mais chefes desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
b) Características: humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida da vítima de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental. A vítima é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpada e desacreditada diante dos outros. Abuso de autoridade.
Assédio sexual
a) Conceito: o assédio sexual é conceituado como o ato de importunar ou perseguir alguém com pedidos ou pretensões impertinentes e insistentes, com conotação sexual explícita ou implícita. Assim, trata-se de uma conduta sexual não desejada, que deve ser repelida pelo assediado. Afeta diretamente a liberdade do corpo da vítima, gera enorme constrangimento, acentuando-se ainda mais no ambiente de trabalho.
b) Características: O que caracteriza o assédio sexual é o pedido de favores sexuais pelo assediador, com promessa de tratamento diferenciado em caso de aceitação ou de ameaças, ou atitudes concretas de reprimir no caso de recusa, como a perda do emprego, ou de benefícios. É caracterizado pela insistência. São várias as condutas que podem constituir a prática do assédio, desde expressões verbais ou escritas claras, comentário sutis, gestos, imagens transmitidas por meios magnéticos, etc.
Bullying
a) Conceito: pode ser conceituado pela prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano,