Trabalho Filosofia
Desenvolvimento:
Epistemologia em Platão e Aristóteles.
Epistemologia (também conhecida como teoria do conhecimento) é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Epistemologia em Platão:
Pode-se dizer que a epistemologia se começou em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada.
A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, e explicar uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.
A epistemologia platônica sustenta que o conhecimento é inato, de tal modo que a aprendizagem seria o desenvolvimento das ideias que estão no pensamento e na alma, que seriam como resultado de um interrogatório amistoso. Platão acreditava que a alma existia antes do nascimento sob a "forma de Deus", com perfeito conhecimento de tudo. Assim, quando algo é aprendido, na verdade é apenas "lembrado".
Ideia, segundo Platão, é um principio inteligível, que não sofre geração nem corrupção, sendo, portanto, fundamento do conhecimento das coisas. As Ideias são puramente espirituais, não contendo materialidade alguma, nem contato com o mundo sensível. Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.
No seu mais famoso diálogo, A República, Platão faz uma analogia entre as sensações humanas e as sombras que são projetadas no fundo de uma caverna – Isto é conhecido como Mito da caverna.
A epistemologia em Aristóteles:
Para Aristóteles, existe um único mundo: este em que vivemos. Só nele encontramos bases sólidas para empreender investigações