trabalho filosofia Debora
Aula Tema: A formação Filosófica e Sociológica do Educador.
A Filosofia.
A filosofia é uma reflexão que nos traz a noção de um problema, seus usos e correntes a problematização do problema, a essência (a produção da própria existência), a ideia de necessidade, a questão do método (aprender a lidar para resolver).
Tendo em vista que toda reflexão é um pensamento, mas nem todo pensamento é uma reflexão entendemos que a exigência da reflexão filosófica nos exige a radicalidade, o rigor o conjunto e as áreas da investigação filosófica, nos levando assim a uma logica ter uma corrente de raciocínio coerente possibilitando uma maior abrangência do problema em questão. A metafisica é o pensamento que nos leva entender a relação do homem com o próprio homem facilitando assim a relação do problema com a existência humana, suas implicações nos dando uma direção de como resolver uma questão a ser solucionada.
Seguindo a ordem das formas existentes de se perceber, analisar e ver o mundo tem Epistemologia que nos favorece nos dando o conhecimento das reações, junto com a Antropologia estudo importantíssimo da concepção de ser humana a axiologia os valores a serem seguidos do que é certo e do que é errado nos embasando a tomarmos o direcionamento correto na aplicação do filosofar nas áreas educacionais e não atoa e não menos importante a aplicação na Ética impedindo-nos a ter postura e compromisso.
A Filosofia nos ajuda pensar nas questões de educação.
Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem e a ideia da coisa, entre verdade e verossimilhança. O problema da realidade é matéria presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que tem como objetivo de estudo o próprio homem: a antropologia cultural e todas as que nela estão implicadas!
A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contexto, das premissas de pensamento, tendo de criar duvida reflexivas. Às vezes aquilo o