trabalho filme Agora
A história do filme retrata o contexto social vivido pela população da cidade de Alexandria, Egito, por volta do século IV d.C. Onde a religião predominante era a pagã, surgindo a seguir o judaísmo e o cristianismo e foi um período de grandes conflitos entre cristãos, pagãos e judeus. Devido a maior dominância de cristãos, o cristianismo tornou-se a religião oficial tentando erradicar os pagãos e os judeus.
Em uma sociedade muito conservadora Hipácia se destacava como professora de Filosofia, Matemática e Astronomia, na Biblioteca de Alexandria, usava a razão para comprovar suas teorias, estudava as elipses e com isso chegou à conclusão da teoria heliocêntrica, que dizia que a Terra girava em torno do Sol. Hipácia era solteira e, diferente das mulheres de seu tempo, não desejava se casar. Sua vida era dedicada à busca pelo conhecimento. Estava sempre acompanhada de seu escravo pessoal Davus, que secretamente a amava. Entre os vários alunos que frequentavam suas aulas na biblioteca, se destacavam Orestes, que a amava, porém não era correspondido, e Sinésio, que era seguidor do cristianismo.
Nesse período a diversidade religiosa causava os conflitos entre os seguidores das religiões politeístas greco-romanas, judeus e cristãos. Os pagãos enfrentaram os cristãos pois estavam ridicularizando suas crenças. Por conta desses conflitos e para se mostrarem diante da sociedade, os cristãos acabaram destruindo a biblioteca de Alexandria. Logo após isso os pagãos foram intimidados e