trabalho feito
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA BÁSICA
ESTUDO DIRIGIDO
A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS:
- Silverthorn, DeeUnglaub. Fisiologia Integrada: Exercício. IN: Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. Cap. 16. 5a edição. Porto Alegre: Artmed, 2010. pg. 813-827.
Prestes J, Foschini, D & Donatto, FF. (2006) Efeitos do Exercício Físico sobre o Sistema Imune. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 7:57-65.
RESPONDA:
a- Explique os modelos da curva em J e da curva em S, utilizados para expressar a relação entre exercício e imunidade.
A curva “j” apresenta a relação entre intensidade do exercício e possibilidade de infecção. Sendo assim, foi identificado que o exercício de intensidade moderada, ira manter o atleta protegido de infecções, já o exercício de alta intensidade ira aumentar o índice de infecções em um período. Entretanto nos atletas avaliados, não foi encontrado diferença entre a carga “alta” e a “elite” para o exercício.
A curva “s” apresenta atletas da elite, carga de exercício e risco de infecção, onde as intensidades consideradas de “elite” teriam uma menor probabilidade de disposição a quadros de infecciosos em relação às intensidades ”alta”. Pois atletas de elite suportam melhor o risco de infecção em relação aos sedentários. b- Considerando esses modelos, seria correto dizer que quanto maior a intensidade e duração dos exercícios aeróbios executados, maior o ganho de eficiência da resposta imunitária? Foi observada uma relação direta entre o aumento da concentração plasmática de IL-6, exercício extenuante e aumento da sepsis e infecções respiratória (TOTH ET AL., 2006;YENDE El AL.,2006).Está bem estabelecido que o exercício prolongado pode induzir a imunossupressão temporária (NIEMAN,1999;PEDERSEN E ULLUM,1994). (BENONI et al., 1995; HOST et al., 1995) observaram que exercício físico intenso e de curta duração elevaram o número total de