Qualidade
QUALIDADE
CONCEITO:
A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Algumas interpretações sobre o tema, dadas por alguns estudiosos:
“Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”. (William Edwards DEMING, 1993)
William Edwards Deming foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Considerado o “pai” da qualidade. (1900-1993).
“Qualidade é a ausência de deficiências”. (Joseph Moses JURAN,1992)
Joseph Moses Juran foi um consultor de negócios famoso por seu trabalho com qualidade e gestão da qualidade. Criador da trilogia: Controle, Planejamento e Aperfeiçoamento da Qualidade. (1904-2008)
“Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”. (Kaoru ISHIKAWA,1993)
Kaoru Ishikawa, foi um engenheiro de controle de qualidade, teórico da administração das companhias japonesas. Destacava a colocação da Qualidade em primeiro lugar, a orientação para o consumidor, a gerência dos processos, a utilização de fatos e dados e o respeito ao ser humano, como filosofia de gerenciamento. (1915-1989)
“Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações”. (Philip Bayard CROSBY, 1986).
Philip B. Crosby foi um empresário e escritor estadunidense que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade. “Phil” Crosby está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez."(1926-2001)
EVOLUÇÃO HISTÓRICA:
Conhecida há milênios, a qualidade desenvolveu-se a partir de quatro eras básicas: a inspeção, o controle estatístico da