trabalho feito
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008
O ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A
IMPLANTAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE
SABÃO ECOLÓGICO SEGUNDO OS
PRINCIPIOS DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
Meny Aparecida da Silva Ribas (PUC Minas) meny@pucminas.br Henise Leonarda (PUC |Minas) henise@hotmail.com Este artigo se propõe a ilustrar a elaboração de um estudo de viabilidade mercadológico, econômico e financeiro para a implantação de uma fábrica de sabão ecológico, no formato da Economia Solidária.
Um dos principais objetivos deste empreeendimento social será a geração de trabalho e renda dacomunidade assistida, inserida numa região da periferia da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. É também objetivo deste estudo mostrar que o desenvolvimento sustentável poderá ser alcançado quando a fábrica for de fato implementada, e já estiver operando em sua capacidade máxima.
Palavras-chaves: Economia Solidária, Preservação Ambiental,
Geração de trabalho e renda
XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008
1. Introdução
A preocupação com o desenvolvimento sustentável é tema recente na agenda de universidades, empresas privadas, governos e sociedade em geral. Propõe-se, neste artigo, ilustrar como o projeto de implantação de uma fábrica de sabão ecológico, no formato da
Economia Solidária, poderá contribuir para a geração de trabalho e renda de uma comunidade inserida numa região da periferia da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Este artigo se preocupou em mostrar o estudo de viabilidade mercadológico, econômico e financeiro elaborado para a implantação da fábrica que se alicerça em dois pilares: A geração de trabalho e renda por meio da Economia Solidária e a Preservação