ilha de florianópolis
Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar- CTTMar
Curso de Engenharia Civil
GEOLOGIA - A ILHA DE FLORIANÓPOLIS/SC
Itajaí
2014
Do ponto de vista geológico, a ilha de Santa Catarina pode ser dividida em dois domínios fundamentais: a) domínio das rochas ígneas plutônicas e vulcânicas, de idade precambriana (neoproterozóica), representado por granitos, riolitos e rochas piroclásticas ácidas, cortados por um grande enxame de diques básicos, que constituem morros e elevações;) e o domínio dos depósitos cenozoicos costeiros que constituem as planícies costeiras. Primeiro domínio é constituído, predominantemente, por granito maciço eqüigranular grosso, denominado Granito Ilha. São rochas de coloração rosada ou cinza-claro, com textura eqüigranular grossa ou pórfira, constituídas por quartzo, feldspato K e biotita (anfibólio) como minerais essenciais. Frequentemente exibem deformação resultante de esforços tectônicos que revelam idade isocrônica de 524 ±68Ma (Basei, 1985). Os maciços graníticos são cortados por diques básicos de idade cretácea, que constituem o Enxame de diques Florianópolis (Marques, 2001). As dimensões destes variam de centímetros até mais de cem metros. A grande maioria destes diques está orientada segundo a direção N10º-30ºE. Em menor proporção,
”No nível de escala de imagens de LANDSAT e de radar, as únicas feições que se destacam de modo exemplar é a tectônica cataclástica, onde imensas falhas e fraturas são caracterizadas pelos profundos entalhamentos que provocam na morfologia.
A ilha de Santa Catarina se trata de uma região de rochas graníticas e piroclásticas ácidas.
A ilha de Santa Catarina é parte do munícipio de Florianópolis e situa-se no Oceano, no litoral sul do Brasil, no centro do litoral do Estado de Santa Catarina, entre as latitudes 27° sul é longitudes 48° oeste. Tem cerca de 54 km de comprimento (norte–sul)