trabalho feito for Ary
SERVIÇO SOCIAL
ELISIANE DOS SANTOS LEAL
A OCIOSIDADE NA VIDA DO IDOSO: Uma situação que traz complicações na qualidade de vida.
JÉQUIE
2014
ELISIANE DOS SANTOS LEAL
A OCIOSIDADE NA VIDA DO IDOSO: Uma situação que traz complicações na qualidade de vida.
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR como requisito avaliativo do 7º Semestre do Curso de Serviço Social, nas Disciplinas: Estatísticas e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho SSOC; Comunicação na prática do assistente social.
Prof.s: Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambon.
JÉQUIE
2014
1. Introdução
A escolha desse tema se deu pela observação na situação dos idosos no Brasil. Na sua maioria, a vida sedentária é um dos problemas que agravam a saúde dessas pessoas que necessitam de um atendimento especial, levando-os à prática de atividades físicas diferenciadas, das mais simples às mais complexas, observando as suas capacidades físicas e psicológicas também. É necessário aprofundar nos estudos sobre essa temática já que essa situação se agrava a cada instante que uma pessoa adulta vai se tornando idosa para que se possa buscar meios de diminuir a gravidade dessa situação e propor alternativas de melhorias na interferência de um profissional da área na condução de práticas que facilitem a vida dos idosos.
2. Delimitação e formulação do problema
Segundo a OMS, (Organização Mundial de Saúde), a expectativa de vida das pessoas no mundo se elevou em média seis anos em vinte, aproximadamente. As mulheres, segundo este estudo, vivem mais que os homens. Para elas a expectativa é de 73 anos, enquanto eles vivem em média 68. No Brasil, não é tão diferente dos outros países do mundo, se encontrando um pouco a frente. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), feito em 2012 e revelado em 2013, a expectativa de vida dos brasileiros é de