TRABALHO FATOR DE POTENCIA E ENERGIA REATIVA
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Professor: Alexandre
Disciplina: Qualidade e Eficiência Energética
Semestre: 2º Turma: B vespertino
Aluno
RA
JOÃO BATISTA FERREIRA
1400021051
Andre Luiz dos Santos Silva de Araujo
1400020882
Jose Edmilson Sabino da Silva
1400020630
Almir Figueredo
14000
Diego Antunes Braga
14000
Ademir paião pereira
14000214415
FATOR DE POTÊNCIA E
ENERGIA REATIVA
O que é fator de potência:
O fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar as relações entre kW, kvar e kVA.
A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:
Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc., sendo medida em kW.
Potência reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar.
Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.
Potência Aparente: a soma entre potência ativa e reativa gera a potência aparente, medida em kilovolts-amperes (KVA), também chamada fator de potência ou energia total. É esta medida que pode indicar se a energia consumida é o suficiente para um ou outro abastecimento elétrico, assim como apontar onde há a