Aula 5 Filosofia
Aristóteles (384-322 a.C.) viveu na Grécia do século IV a.C. Nasceu em Estagira, na Macedônia. Seu pai, que morreu quando Aristóteles ainda era criança, chamava-se Nicômaco e ocupou o posto de médico do rei da Macedônia. Muitos estudiosos atribuem a essa origem familiar o interesse de Aristóteles por assuntos relativos às ciências naturais. Muito jovem, Aristóteles entrou, aos dezessete anos, na Academia de Platão, onde permanece por vinte anos; embora sua doutrina filosófica se caracterizasse pela independência, distanciando-o de seu mestre.
Biografia:
Após a morte de Platão, Aristóteles deixa a Academia e, alguns anos mais tarde, é convidado por Filipe, rei da Macedônia, para tomar a frente da educação do jovem Alexandre, herdeiro do trono Quando Alexandre assume o poder, Aristóteles regressa a Atenas, após mais de dez anos de ausência.
Fundaria, então, o Liceu, escola onde ensina até 322, quando – após a morte de Alexandre da Macedônia em 323 – seu antigo mestre é “forçado a deixar Atenas por causa de uma explosão de sentimentos antimacedônicos” (LUCE, 1994, p.114).
Algumas obras:
Ética a Nicômaco
Ética a Eudemo
Grande Moral ou Magna Moralia
Política
Retórica
Poética
Pesquisador, erudito e filósofo
No Liceu, além de tarefas relativas ao ensino, Aristóteles se dedicava ao estudo e à sistematização de seus cursos, para os quais recolhia também materiais de teorias filosóficas anteriores (MONDOLFO, 1973, p.7).
O Liceu de Aristóteles, além do edifício que o constituía, era célebre por seu jardim, uma alameda para caminhar; que os contemporâneos chamavam de peripatos: “passeio por onde se anda conversando, motivo pelo qual a escola aristotélica foi chamada peripatética, seja como referência à alameda, seja como referência ao fato de que Aristóteles e os estudantes passeavam por ali discutindo animadamente filosofia” (CHAUÍ, 2002, p.336).
Pesquisador, erudito e filósofo
Durante a Idade